sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

A ética como instrumento de manutenção da vida em sociedade


A banalização da ética e dos valores morais tem promovido a desordem, ameaçado a paz e prejudicado seriamente os parâmetros de harmonia e de vida em sociedade. O comportamento moral guia-se pela ética, que é, por sua vez, o caminho da construção da consciência cidadã, que possibilita a harmonia e o desenvolvimento em geral. Com a presente exposição pretende-se mostrar que a valorização da ética efetiva sua capacidade de atuar como instrumento de manutenção da vida em sociedade, o que, consequentemente leva à promoção da paz.
O ambiente social está cada vez mais difuso e aberto a diferentes interpretações do espaço, levando à atitudes e modos de vida diferenciados e, muitas vezes conflitantes entre si. O comportamento moral vem a ser, dessa forma, objeto de atenção, uma vez que é ele quem orienta as ações dos cidadãos, servindo de referÊncia em relação ao que é pertinente ou não.
Viver em sociedade requer leis e orientações que permitam a harmonia entre as relações dos indivíduos que compõem esse ambiente social. Sendo a moral um conjunto de leis que sugerem o caminho para a paz e a harmonia nas relações sociais, a ética surge como um objeto de análise do comportamento moral e de sua importância para a sociedade.
O uso indevido do termo "ética" uma generalização , além da banalização de seu real significado. A desordem vivida por nós em situações como guerras, violência, desrespeito e preconceitos, é fruto da desvalorização do comportamento moral. A construção de uma consciência moral, orientada pelos parâmetros éticos é extremamente necessária, no sentido de uma reestruturação dos conceitos de vida social.
Sendo assim, convém direcionar esforços para a valorização da ética, uma vez que, através de sua abrangência e importância social, ela tornou-se um grandioso instrumento de reestruturação dos valores morais, além de conduzir à construção de um ambiente justo e pacífico.

*Ensaio escrito por Brunna Marques Duarte .



*Imagem: Platão e Aristóteles (Escola de Atenas) de Rafael, diponível em www.biografiasyvidas.com/.../index.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Larinha

Qd eu crescer quero escrever assim tb...
E a ética é um assunto antigo mais sempre vem a calhar no cotidiano, msm sendo raras as vezes a sua utilização... mais é isso aí. Um dia ela de fato será utilizada, principalmente pelos orgãos públicos.
Tipo, o aumento salarial de 91% é uma discussão ética?!?!