sexta-feira, 16 de março de 2007

Editorial

Se perguntarmos a dez universitários diferentes “Por que você escolheu esse curso?”, com certeza a maioria diria que foram influenciados por algo na escolha de sua futura profissão.
Para explicar um pouco do dia-a-dia de um profissional de jornalismo, o blog Jornalistas Vivos levará ao leitor a uma série de matérias narrando a função de cada profissional mostrando ao estudante de jornalismo um resumo do que acontece na profissão. Para começar, passamos o dia no departamento de telejornalismo da Organização Jaime Câmara que possui quatro jornais diários, sendo um deles direcionado ao campo. A filial da rede Globo em Goiás contém sete emissoras no interior do Estado. São mais de duzentos profissionais de comunicação que produzem e transmitem as notícias diariamente.
Para falar sobre os jornais entrevistamos o conselheiro editorial José Divino que, aos setenta anos de idade, tem cinqüenta anos de atuação no jornalismo. Este pioneiro da comunicação em Goiás já passou pelos três veículos principais: rádio, TV e impresso; além de prestar assessoria ao jornalismo. É portador da voz grossa e firme que se pode ouvir na transmissão da Hora do Ângelus, às 18 horas, todos os dias, na TV Anhangüera.
Fizemos algumas perguntas, as quais ele respondeu prontamente:

- Os jornais televisivos são todos iguais? São sempre as mesmas notícias?

José Divino:

-Não. São diferenciados. Cada jornal tem seu público alvo. O Bom Dia Goiás fala mais de política, economia, agricultura, campo. O Jornal Anhangüera primeira edição fala mais de assuntos factuais, policiais, notícias do interior e matérias de bem-estar. O Globo Esporte leva a informação bem direta do que acontece nos clubes do Estado (atualmente os jogos do Campeonato Goiano também são transmitidos pela emissora). O Jornal Anhangüera segunda edição traz um “resumão” de tudo que aconteceu durante o dia e por isso ele é o jornal de maior audiência (42%). O Jornal do Campo tem função explicativa para o produtor sobre o que pode acontecer, as novas tecnologias e também mostra a cultura de raiz, que é bem aceita pelo público. Atualmente estamos com uma série sobre casarões e recebemos alguns prêmios na área de jornalismo.

- Pode-se afirmar que a TV Anhangüera é líder em Goiás por ser uma afiliada da Globo?

José Divino:

Não. O que se pode falar é que temos a preocupação com a qualidade da informação. Logicamente os profissionais daqui são muito bons. A grande maioria foi “garimpada” por se destacar em outras emissoras, e daqui os melhores são direcionados para outras emissoras de maior porte em São Paulo, Rio de Janeiro... Outro diferencial é a estrutura que a empresa oferece. Aqui recebemos diariamente matérias vindas do interior que outras emissoras não têm, o que torna a nossa transmissão mais abrangente no Estado.

Na próxima matéria iremos falar de produção de TV. Como funciona o coração do telejornalismo, as reuniões, o que pautar...!

Por Alexandre Lima.
Estudante de Jornalismo (3° período)

2 comentários:

Devaneios de Larinha disse...

Parabéns Xandi, fiquei mto feliz e lisongeada de ter um texto seu aqui, afinal a AJV é sua tb.
O texto 2 da sua série vai ser postado nesta semana ainda. É mto interessante pra quem estuda e tem alguns mitos e alusões na cabeça. E como vc vive dentro de uma empresa de comunição pode passar mtas dicas e curiosidades pra nós.
Bjo lindim da Larinha =*

Anônimo disse...

eu tb curti mto
eh isso
participação, diferentes angulos d visao...
parabens xandeee
nosso orgulho!