sexta-feira, 20 de abril de 2007

O Profissional

Muitos universitários quando se projetam para um futuro profissional principalmente na área do jornalismo televisivo, se imaginam populares, apresentando jornais de rede nacional, tirando fotos e distribuindo autógrafos. Mas, se esquecem que esse não é o papel do jornalista na sociedade. O jornalismo é reconhecido como o quarto poder, cobrando atitudes enérgicas dos outros três, que regem as leis no país (acompanhe a tabela).
1° Legislativo (criar as leis que redigem)
2° Executivo (obriga o cumprimento das leis e as executa)
3° Judiciário (Julgar de acordo com as leis)
4° Jornalismo (Voz do povo)
Se você é um estudante de jornalismo e quer seguir a carreira de repórter, fique atento as dificuldades que irá enfrentar. O repórter ou apresentador são as capas do jornal no qual trabalham. Por quê? De certa forma, aos olhos da população eles representam o veículo de comunicação no qual trabalham. Isso interfere até mesmo na vida particular, é o que nos explica o editor chefe e apresentador do Jornal Anhanguera primeira edição, Handersom Panciere, 38anos. O jornalista público, o de televisão, carrega uma responsabilidade gigantesca, porque querendo ou não as pessoas te reconhecem nos lugares, sabem o seu nome. Então você não pode sair para uma boate e extrapolar, pode até perder o prestigio e emprego, porque no outro dia, com certeza sairá nas colunas sociais, terá fotos e comentários maldosos sobre o profissional flagrado, mesmo que seja um ótimo profissional, em todos os sentidos. diz Handerson.
- Qual a importância do repórter?
Se ele for um bom redator, com boas idéias para prender a atenção do receptor, principalmente o redator de televisão, conseguirá fazer muitas coisas, ele não só escreve matérias como dá sugestões, cobra dos poderes soluções para a população como asfalto, energia etc.
SALÁRIOS (?)
A questão salarial é complicada, para você ganhar nove mil reais por mês em Goiânia o seu trabalho tem que valer esse preço, e isso vale pra qualquer veículo de comunicação. Conheço jornalista de impresso e rádio que ganham muito mais que os rostinhos bonitos na hora do almoço (risadas), muitos estagiários quando são contratados ficam um pouco desanimados ao receberem o primeiro salário, o salário se constrói a cada dia, quem evolui na profissão evolui o bolso(risos).
O estagiário que chega na redação hoje?
(Risos)... Sonhadores, ambiciosos, auto de data. Certos estagiários na redação só servem como passa tempo ou motivos de se fazer brincadeiras. Aquela história que o aluno é melhor que o professor, no jornalismo não é bem assim, alguns estagiários querem ensinar. Acho que deveriam escutar os mais velhos primeiro, depois dar opinião.
CURIOSIDADE
De acordo com o ISMA-BR (Internacional Stress Management Association). O jornalismo está classificado como a quinta profissão que proporciona maior estress, perdendo apenas pra as profissões de policial, controlador de vôo, bancário e professores.

Por Alexandre Lima.
Estudante de Jornalismo (3° período)